VOCÊ SABIA QUE DÁ PRA VER A AURORA BOREAL NOS ESTADOS UNIDOS?
Milhares de turistas viajam, todo ano, para Noruega, Finlandia e Islandia na busca das luzes do show celeste. Esses lugares são maravilhosos, mas não são os únicos onde se vê a aurora boreal. Nos Estados Unidos, há lugares que estão mais perto do Brasil e com menos gastos.
1. Idaho
Quando o sol emite plasma superaquecido, pode desencadear uma “tempestade geomagnética” massiva, que faz com que as auroras da Terra se iluminem. Quando a tempestade é grande o suficiente, as luzes da aurora boreal podem ser visíveis tanto ao sul quanto ao norte de Idaho, com em setembro de 2017.
O Lago Priest e a Floresta Nacional de Idaho Panhandle são os melhores lugares para maximizar as chances de ver as luzes. Basta verificar a ferramenta de previsão do NOAA para ver quando o próximo show pode chegar.
2. Minnesota
Como Idaho, as luzes podem ser vistas em partes do meio-oeste, como o norte de Minnesota, quando as condições são ideais. O Condado de Cook é, na verdade, um dos melhores lugares para detectar o fenômeno nos 48 estados mais baixos.
Além da grande tempestade solar, que pode ser rastreada com serviços como o Night Sky Alerts, é preciso estar em uma área escura e livre de poluição luminosa.
3. Pennsylvania
O estado tem uma vantagem, quando se trata do potencial de visualização da aurora boreal, já que abriga o Cherry Springs State Park, uma reserva Dark Sky. Lá, os visitantes podem pernoitar, participar de passeios e, até mesmo, ter aulas de fotografia para aprimorar as habilidades e capturar a aurora em ação. Visite o Overnight Astronomy Observation Field para uma vista de 360 graus do céu noturno – mesmo que não veja as luzes do norte, desfrutará de algumas das melhores observações de estrelas do país.
4. Michigan
As luzes do norte, às vezes, podem ser vistas da Península Superior de Michigan, que também abriga um Dark Sky Park, o Headlands International Dark Sky Park. Embora o parque tenha condições ideais para a visualização da aurora boreal, elas podem ser imprevisíveis. É bom manter as expectativas baixas para ficar agradavelmente surpreso ao ver as luzes sobre essas florestas.
5. Alaska
O Alasca é um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal e, para sorte dos viajantes americanos, nem precisa de passaporte para chegar lá. Fairbanks, Utqiagvik e Coldfoot são as cidades exatas para se visitar e ter a chance de ver as luzes do norte. Há até a possibilidade de uma visita guiada para obter conselhos de especialistas. Vá para um local no interior durante o mês de março para melhores chances de ver o fenômeno na Última Fronteira.