ISLÂNDIA APROVEITA A PANDEMIA PARA MELHORAR SUAS ESTRADAS, PARQUES E MARAVILHAS NATURAIS
Com as viagens internacionais de lazer praticamente paralisadas, a Islândia está usando seu tempo de inatividade para fazer algumas atualizações importantes em sua infraestrutura turística, investindo milhões na melhoria de estradas, preservação de locais populares e reforma de instalações em parques nacionais.
Antes da pandemia, o país exótico havia se tornado um dos lugares de maior crescimento do turismo. Entre 2013 e 2017, a Islândia foi o lugar mais cool para passar as férias e fazer sucesso nas redes sociais. Suas cachoeiras, vulcões e lagoas estavam por todo o Instagram.
Em 2010, menos de 500.000 pessoas visitaram o país. Já em 2018, anação viu um recorde de 2,3 milhões de visitantes – cerca de seis vezes sua pequena população. Mas a crescente popularidade da Islandia teve um custo. O país foi forçado a fechar o Fjadrargljufur Canyon depois que Justin Bieber filmou um videoclipe lá, provocando um afluxo de turistas tão grande que os danos ambientais se tornaram inevitáveis. Em 2019, o desfiladeiro, localizado no sul da Islândia a cerca de 43 milhas das praias de areia preta de Vik, disse que só abriria por cinco semanas por ano devido aos danos ambientais causados pelos visitantes.
Em certo sentido, a pandemia está dando ao país uma chance de se recuperar. Seus últimos investimentos em turismo têm dois objetivos: tornar mais fácil acomodar mais visitantes e preservar e proteger seus locais mais populares.
A Islândia chegou a considerar limites para o número de visitantes que permitiria e instituiu novas taxas de turismo para conter a demanda. “Isso vai garantir que nossas atrações mais famosas não se desgastem quando recebermos os visitantes de volta”, disse Skarphedinn Berg Steinarsson, diretor geral do Conselho de Turismo da Islândia.