QUAIS SÃO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER?
O Grupo The Economist faz um relatório anual que analisa 140 cidades ao redor do mundo, pesquisando mais de 30 fatores em cinco categorias principais: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.
As categorias têm peso diferente: a estabilidade é responsável por 25% do total e considera a prevalência de crimes pequenos e violentos, ameaça de terror, conflito militar e agitação civil. A saúde responde por 20% do total e avalia a disponibilidade e qualidade do atendimento privado e cuidados de saúde pública e acesso a medicamentos sem receita. A educação conta com a menor parcela – apenas 10% – e analisa a disponibilidade e a qualidade dos indicadores de educação pública e privada.
A infraestrutura responde por 20% do total, levando em consideração itens como transporte público, habitação, abastecimento de energia e água, entre outros. Por fim, cultura e meio ambiente, que representam 25% da classificação total, abrangem uma ampla gama de fatores, incluindo nível de corrupção, umidade e temperatura, censura, comida e bebida e muito mais.
Vamos à lista então?
1. Auckland, Nova Zelândia
Com um índice geral de 96 e notas altas em todas as categorias – incluindo uma pontuação perfeita para a educação – Auckland conquistou o primeiro lugar este ano, atribuído, em parte, ao fechamento de suas fronteiras e aos baixos números de COVID-19, o que permitiu que atrações culturais e escolas permanecessem abertas.
2. Osaka, Japão
Com um índice de 94,2 e pontuações perfeitas para estabilidade e cuidados de saúde.
3. Adelaide, Austrália
Em terceiro lugar na lista das cidades mais habitáveis, Adelaide obteve um índice geral de 94 e 100% para cuidados de saúde e educação.
4. Wellington, Nova Zelândia e Tóquio, Japão (empatados)
Wellington e Tóquio obtiveram, cada uma, a pontuação geral de 93,7.
6. Perth, Austrália
Perth ficou em sexto lugar, com uma pontuação geral de 93,3 e 100% para saúde, educação e infraestrutura.
7. Zurique, Suíça
Com um índice geral de 92,8, a cidade ficou em sétimo lugar, com altas pontuações em saúde, estabilidade e infraestrutura.
8. Geneva, Suiça e Melbourne, Austrália (empatados)
Ambas empataram também em oitavo lugar, com pontuação geral de 92,5.
10. Brisbane, Austrália
Finalmente, a décima cidade mais habitável do mundo é Brisbane, Austrália, com um índice geral de 92,4.