VAMOS À ITÁLIA
Sonha em conhecer a Itália ou até voltar a esse país lindo, sem cometer erros? Conheça alguns equívocos comuns.
1) Não se planejar para a estação em que vai viajar
A Itália, no verão, é extremamente quente, e muitos edifícios em suas cidades antigas não estão equipados com a mesma potência de ar condicionado com que você pode estar acostumado, no Brasil. Você não precisa orientar sua viagem inteiramente pelo clima, mas lembre-se de que a Itália tem estações distintas, que variam de sufocante a extremamente congelante.
2) Pegar filas desnecessárias
Em vez de esperar horas na fila e pagar para entrar no Duomo, apenas para ser arrastado rapidamente pela catedral por ser a próxima cota de visitantes, por que não participar de um culto? Não importa suas crenças religiosas ou antecedentes, todos são bem-vindos para participar e observar, respeitosamente, e é totalmente gratuito (embora deixar uma pequena oferta seja um gesto gentil). Além disso, você tem a oportunidade de experimentar esses edifícios históricos em ação, sendo usados da maneira que foram planejados, com órgãos tocando, velas acesas, queima de incenso e muito mais. Os serviços geralmente duram uma hora ou menos, e você pode entrar direto. Então, provavelmente, levará menos tempo do que visitar pela rota turística tradicional. O culto, provavelmente, será em italiano, mas a maioria das igrejas tem um programa impresso com uma tradução em inglês para ajudá-lo a acompanhar.
3) Não se vestir adequadamente
Embora a Itália não seja um país excessivamente religioso ou modesto, muitas de suas atrações são casas sagradas de culto que exigem trajes respeitosos para a entrada. Homens e mulheres devem levar um lenço ou xale para garantir que ombros, joelhos e cotovelos estejam cobertos ao entrar nas igrejas. Você será impedido de entrar se não aderir ao código de vestimenta.
4) Não carregar dinheiro em notas
Além dos cartões, separe notas e moedas para levar na carteira. Você passará por muitas lojas de sorvete, pizzarias e vendedores ambulantes com mercadorias tentadoras, como cintos e bolsas de couro de luxo, arte pintada à mão, vidro de Murano e bugigangas. Não tenha medo de negociar. O preço que você vê não é necessariamente aquele que você tem que pagar, mas é muito mais fácil negociar quando há dinheiro na mesa, e muitos não aceitam cartões.
5) Esquecer de validar sua passagem de trem
Usar um passe Eurail tornará sua viagem significativamente mais fácil, desde que você o use corretamente. Para começar, você precisará validá-lo em uma estação de trem para poder viajar. Verifique sempre o horário, a data de validade, a classe de assentos e outros detalhes, para não ter surpresas.
6) Fazer turismo aos domingos
As raízes tradicionalmente cristãs da Itália marcam o domingo como um dia de descanso e, portanto, algumas atrações, lojas e restaurantes em todo o país estão fechados ou com horário reduzido. Ao planejar seu itinerário, verifique cada local para garantir que ele esteja aberto.
6) Não comprar ingressos com antecedência
Muitas atrações e atividades populares na Itália têm longas filas ou esgotam completamente, especialmente durante a alta temporada. Se tiver algum item imperdível na sua lista de desejos, reserve-o com a maior antecedência possível.
7) Dar gorjetas
Ao contrário dos Estados Unidos, onde os garçons contam com gorjetas para complementar seus salários, gorjetas não são habituais nem esperadas em bares e restaurantes italianos. Em muitos estabelecimentos, há uma taxa de serviço já contabilizada no preço da conta ou mesmo uma taxa de couvert para extras que são levados automaticamente à mesa. Então, só dê gorjeta se o serviço foi realmente excepcional.
Vamos à Itália?