QUE TAL CONHECER UMA FRANÇA DIFERENTE?
Da fronteira franco-alemã à costa mediterrânea e à interseção montanhosa da França, Itália e Suíça, pequenas cidades e vilarejos (que abrigam menos de 15.000 pessoas) são para onde se vai quando se deseja um ritmo mais lento e hospitalidade francesa.
Cassis
Fica espremida entre Marselha e Toulon, no sul da França, que, muitas vezes, é esquecida por outros destinos litorâneos mais chamativos. A cidade em si apresenta uma paleta de edifícios em tons pasteis e uma grande seleção de cafés na calçada que são ideais para observar as pessoas.
Eguisheim
É uma vila medieval situada ao sul de Colmar, perto da fronteira franco-alemã, que abriga casas em enxaimel, ruas estreitas e castelos que datam da Idade Média. Se a arquitetura e os edifícios históricos de Eguisheim não são suficientes para atrair um visitante, a Rota dos Vinhos da Alsácia, da qual o destino faz parte, cumpre bem esse papel.
Vogüé
Com um nome tão francês, está situada no rio Ardèche, perto do belo Parque Natural Regional de los Montes de Ardecha. A vila é tão pitoresca quanto possível, com ruas de paralelepípedos, um castelo medieval e falésias de calcário que parecem sair direto da água. Bônus: durante o outono, é possívrl pegar a colheita de castanhas, um produto popular na região.
Île de Porquerolles
Da cidade de Toulon, dá para pegar uma balsa que leva até Porquerolles, a maior das três ilhas Hyères (Îles d’Hyères). As praias de Porquerolles são incrivelmente suaves, o mergulho com snorkel, excelente, e as vistas são deslumbrantes – a ilha está localizada ao largo da Riviera Francesa.
Les Baux-de-Provence
Construído em um afloramento rochoso que faz parte da cadeia de montanhas Alpilles, o cenário de Les Baux-de-Provence é acidentado e impressionante. Bastam alguns dias para descobrir campos repletos de lavanda (geralmente, de meados de junho a julho) e os Carrières de Lumières, uma antiga pedreira que, agora, apresenta obras de arte projetadas nas paredes das cavernas subterrâneas e acompanhadas de música.
Villard-de-Lans
Fora de Grenoble, perto da fronteira da Itália e da Suíça, fica a bela cidade montanhosa de Villard-de-Lans. No inverno, as pessoas vão para esquiar nas encostas nevadas, enquanto o verão oferece muitas caminhadas e os melhores pratos da região (visitar o mercado de agricultores, pelo menos, duas vezes por semana é quase que obrigatório).
Hunspach
Esta pequena cidade, localizada na fronteira franco-alemã, ganhou fama quando um programa de TV francês a nomeou a vila “mais amada” da França, de acordo com uma pesquisa local. Dentro dos limites da cidade, há casas históricas de madeira, vinhedos próximos e uma sensação que mostra o melhor da França e da Alemanha.
Chamonix
Ao contrário de muitas das pequenas cidades nesta lista, é provável que Chamonix (ou Chamonix-Mont-Blanc) seja mais famosa, uma cidade conhecida por ter alguns dos melhores esquis da Europa e uma localização na base do Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes. A cidade está situada perto da junção da França, Suíça e Itália, facilitando passeios de um dia para outros países europeus.
Agora, é só montar o melhor roteiro e planejar férias perfeitas, com paisagens únicas e encantadoras que ficarão gravadas na memória para sempre.