VAMOS FALAR DE ESCÓCIA?
Quando pensamos em Reino Unido, o que costuma vir primeiro à mente é Inglaterra.
Mas e os outros países encantadores que fazem parte dessa união?
A Escócia pode ser um país pequeno, mas sua variedade de destinos e paisagens é impressionante. Edimburgo, Glasgow, Loch Lomond, Loch Ness, Ben Nevis, Glen Coe e a Ilha de Skye são imperdíveis para quem quer cêexperimentar a magia da Escócia. Para tirar o máximo proveito da viagem, é preciso se certificar de visitar o país no momento mais oportuno. A temporada de primavera, do final de março a maio, oferece temperaturas um pouquinho mais quentes (média entre 6 e 11ºC), e abril é, normalmente, o mês mais seco. O período de setembro a novembro também dá lugar à folhagem de outono, mas com temperaturas diurnas menores e dias mais curtos. Em novembro, o sol se põe por volta das 16h30.
À medida que as temperaturas caem, o mesmo acontece com o número de turistas – e com os preços. Para economizar, a dica é reservar a viagem na baixa temporada, de 1º de novembro a 12 de dezembro, ou esperar até depois do Natal, de 26 de dezembro a meados de março.
Embora alguns locais populares possam estar fechados durante esse período, há muitas outras coisas para fazer, incluindo esquiar em Cairngorms, aconchegar-se à lareira em um aconchegante hotel boutique (como The Fife Arms) ou explorar os mercados de Natal, em Edimburgo.
A maioria dos viajantes vai para a Escócia nos meses mais quentes. A temporada turística em Edimburgo aumenta em junho e atinge o pico em agosto, com vários festivais importantes – incluindo o Edinburgh Art Festival e o Edinburgh Festival Fringe –, acontecendo ao longo do mês. As temperaturas de verão da capital raramente ultrapassam os 21ºC. Então, atravessar a cidade montanhosa é relativamente agradável.
No final de maio até setembro, a chegada dos turistas para os tradicionais Highland Games faz as diárias aumentarem. Mas esse tradicional evento, realizado em diferentes locais da região, deve ser adicionado em seu roteiro. Os tradicionais esportes escoceses são incríveis, como cabo de guerra e arremesso de martelo, e a comida, música, dança, valem cada centavo.
Não podemos esquecer das Scottish Highlands (Terras Altas). Para ter mais sol e o melhor clima, muitas pessoas vão para lá no verão, entre maio e setembro. A partir de outubro, o clima pode ser imprevisível: temperaturas congelantes, ventos fortes e queda de neve são possíveis.
As montanhas cobertas de neve são um espetáculo. Portanto, se o plano é uma viagem pelas Terras Altas no inverno, não pode faltar um bom casaco quente e um carro alugado devidamente equipado para lidar com quaisquer condições de gelo.