SAIBA PORQUE VOCÊ SEMPRE DEVE PERGUNTAR PARA OS COMISSÁRIOS ANTES DE MUDAR DE LUGAR NA AERONAVE
Você está sentado num lugar que não queria e de repente… SIM! Um lugar melhor vazio logo ali… O que você faz? Pula para lá, antes que alguém o faça? Esse post é para você.
Nem sempre esses lugares vazios estão disponíveis. Alguns custam mais caro, outros precisam de requisitos especiais para serem ocupados, como a saída de emergência. Outro motivo e menos é divulgado é que a aeronave deve estar perfeitamente equilibrada no seu peso, em todos os lados, para que tudo ocorra normalmente.
Embora seja improvável que o movimento de uma pessoa em um jato comercial derrube o avião, o centro de gravidade em um avião é mais crítico durante a decolagem. Os pilotos precisam saber a distribuição de peso no avião ou o “número índice” para definir o trim (usado para manter a velocidade).
Em um avião grande e largo, uma única pessoa pode mover 10 fileiras de assentos e o efeito no equilíbrio é insignificante. Mas em aviões regionais menores, os efeitos são muito mais dramáticos.
No entanto, os passageiros não precisam pirar. Após a decolagem, eles podem se movimentar livremente pela cabine, sem medo de comprometer a distribuição de peso.
Isso não significa, necessariamente, que não há problema em ocupar assentos vazios sem aviso prévio. Alguns assentos podem ser deixados intencionalmente vazios por “razões operacionais”, de acordo com a United Airlines. Portanto, não assuma, automaticamente, que um assento vazio está disponível.
O melhor momento para trocar de assento é durante o check-in, seja online ou no balcão do aeroporto – especialmente se você estiver tentando conseguir um assento melhor. Se ocupar um assento melhor, sem tê-lo adquirido anteriormente, você será, gentilmente, retirado dele, se não quiser pagar pelo mesmo, passando um pouco de vexame durante o voo. Portanto, peça antes de mudar de lugar.