SERÁ QUE EXISTE UM DIA PARA COMPRAR VOOS MAIS BARATOS?
Veja o que diz uma pesquisa recente sobre esse novo tempo das viagens.
As viagens estão voltando aos níveis pré-pandemia e, em alguns casos, até os superando. Naturalmente, a demanda reprimida por transporte e acomodação também afeta os resultados de cada viajante.
Os que compram passagens aéreas em um domingo podem economizar, em média, 5% em voos domésticos e até 15% em passagens internacionais, de acordo com o relatório 2023 Air Travel Hacks da plataforma de reservas, divulgado no final de outubro.
O relatório analisou dados de preços médios de passagens de ida e volta de janeiro a agosto deste ano para voos com origem nos EUA.
E tem mais: fazer upgrade para uma classe de viagem mais alta pode economizar ainda mais. Para voos domésticos e internacionais em classe premium, os viajantes podem economizar 20%, em média, se reservarem em um domingo, em vez de o fazerem em uma sexta-feira.
Também está verificado que os preços das passagens aéreas estão aumentando mais cedo do que costumavam. Então, os viajantes devem pensar em reservar com mais antecedência do que nos anos anteriores.
Com que antecedência se deve reservar? Para passagens aéreas domésticas, o ponto ideal é entre 28 e 35 dias antes da viagem, de acordo com o novo relatório. Dessa forma, você poderá pagar, em média, 10% menos do que se esperasse até duas semanas antes da data de partida desejada. Planeje suas viagens internacionais ainda mais cedo, ou cerca de seis meses antes, para economizar 10% em sua passagem.
E embora o domingo possa ser o melhor dia para reservar uma viagem, escolher quarta-feira como data de partida para voos domésticos pode reduzir seus custos de viagem em 15% em comparação com iniciar sua viagem em um domingo ou segunda-feira. Esse número é de 10% para voos internacionais, em comparação com uma data de partida de fim de semana.
Para finalizar, como as interrupções nos voos foram um grande problema durante o verão, o relatório também analisou os dados de status dos voos de janeiro a agosto deste ano, que mostraram que os voos saindo após as 15h00 têm uma chance 50% maior de serem cancelados do que aqueles que partem no início do dia.