VOCÊ ESTÁ NA MELHOR IDADE OU QUER SE PREPARAR PARA VIAJAR MUITO NESSA FASE DA VIDA?
Neste post, conheça experiências de quem já passou por perrengues para não cometer os mesmo erros.
Mesmo viajantes experientes encontram problemas ao longo do caminho, muitos dos quais são inevitáveis, mas temos muito para aprender também!
Erro #1: Não providenciar uma cadeira de rodas quando necessário. Sempre podemos pensar que, por conseguir andar normalmente, nunca vamos precisar.
“Eu consigo andar. Então, não pensei em pedir uma cadeira de rodas em uma viagem recente. A caminhada até o avião foi tão longa, assim como a espera na fila de segurança. Então, houve uma inesperada viagem de ônibus para o portão de embarque e uma rampa bastante íngreme para o terminal. Eu estava exausto quando cheguei ao meu assento. Uma cadeira de rodas teria facilitado muito”.
Erro #2 – Não contratar um bom seguro viagem com cobertura dental. Você já quebrou um dente? Imagina passar por isso durante uma linda viagem planejada e bem cara.
“Enquanto eu estava em uma excursão em grupo por uma linda cidade europeia, tropecei na rua de paralelepípedos, torci o tornozelo e machuquei o pulso. Precisei de cuidados médicos e fui a uma sala de emergência para raios-X e curativos. Felizmente, nada quebrou, mas as despesas tiveram que ser pagas imediatamente, prejudicando meu orçamento de viagens”.
Lembrando que para viajar para a Europa, é obrigatório o Seguro Viagem com cobertura de mínima de 30 mil Euros.
Erro #3 – Se inscrever em todos os passeios, excursões, gincanas que sua viagem oferece. Escolha com sabedoria.
“Em meu primeiro cruzeiro oceânico, me inscrevi com entusiasmo em quase todas as excursões em terra. Todas pareciam ótimas, e eu não queria perder nada. O melhor é organizar passeios privados como alguns outros hóspedes fizeram. Eles puderam ver exatamente o que queriam dessa maneira”.
Erro #4 – Não planejar a compra de ingressos com antecedência.
Você sabia que o Estatuto do Idoso, com prioridade para entrar, estacionar, descontos em lugares turísticos, só existe no Brasil? No exterior, o idoso é tratado como uma pessoa igual. Então, não esqueça de comprar ingressos na primeira fila e reserve passeios com horários especiais para evitar perder tempo em longas filas. Vale a pena o dinheiro extra.
Erro #5 – Parece brincadeira, mas sempre tem alguém bastante experiente que faz isso: Levar sapatos desconfortáveis.
“Ter uma boa aparência e estar na moda não deveria ser minha prioridade quando estava fazendo compras e fazendo as malas para minha viagem. Meus pés estavam me matando após o primeiro meio dia de caminhada. Saltos baixos com acolchoamento e suporte teriam sido uma escolha melhor. Você pode encontrar sapatos elegantes e práticos”.
Lembre-se de sempre guardar seu dinheiro em lugar seguro!