Blog

O QUE REALMENTE ACONTECE QUANDO VOCÊ NÃO DESLIGA O CELULAR NO AVIÃO?

Ligar o telefone no “modo avião” quando a aeronave estiver se preparando para decolar é uma parte padrão da rotina a bordo de qualquer passageiro frequente. No modo avião, o telefone é desconectado das redes celulares, mas você ainda pode usá-lo — e até conectá-lo ao Wi-Fi a bordo, se estiver disponível.

Mas o que acontece se você acidentalmente, deixar o telefone ligado?

Não se preocupe – não é provável que o avião caia. Na verdade, uma pesquisa de 2017, da Allianz Travel Insurance, descobriu que 17,2% dos passageiros nunca colocam seus telefones no modo avião durante os voos. O problema é que, realmente, não sabemos o que pode acontecer porque as interações entre telefones celulares e aviões não são particularmente bem estudadas. Embora tenha havido relatos de dispositivos eletrônicos pessoais (PEDs) potencialmente interferindo nas informações, “provou ser quase impossível duplicar esses eventos”, de acordo com a Boeing. Mas isso não significa que há risco zero.

É por isso que o Código de Regulamentações Federais dos EUA, atualmente, declara o seguinte: “Telefones celulares instalados ou transportados a bordo de aviões, balões ou qualquer outro tipo de aeronave não devem ser operados enquanto tais aeronaves estiverem no ar (sem tocar o solo). Quando qualquer aeronave deixar o solo, todos os telefones celulares a bordo dessa aeronave devem ser desligados”. E se não cumprir, pode ser multado.

Outro problema com o uso do celular em voo é a possibilidade de sobrecarregar as torres de celular no solo. Quando você está voando em baixas altitudes – isto é, durante a decolagem e aterrissagem, que são consideradas fases cruciais do voo –, seu telefone está se conectando a várias torres ao mesmo tempo enquanto você se move.

E para piorar, com muitas empresas de telefonia oferecendo 5G, há o potencial de interferir no rádio altímetro, que é o instrumento no qual os pilotos confiam para indicar quando precisam disparar ou levantar a roda do nariz do avião para pousar o avião. A largura de banda específica que as operadoras de celular dos EUA usam para serviços 5G é muito próxima da mesma largura de banda usada pelo rádio altímetro, o que aumenta o potencial de interferência.

Portanto, quando os comissários de bordo pedem aos passageiros para colocar seus telefones no ‘modo avião’ ou desligá-los, há uma boa razão para os passageiros atenderem a esse pedido.

agosto 7, 2023 Dicas
About l3bqQyhPRp