10 RAZÕES PARA CONHECER A SICÍLIA
Não que seja necessário, mas vamos te dar razões para colocar a Sicília na sua lista de cidades para conhecer.
Da animada capital de Palermo à cidade de Taormina, no topo de uma colina, e Trapani, no oeste, a Sicília está, finalmente, sendo descoberta pelo destino mágico que é.
Durante muitos anos, as clássicas cidades italianas de Roma, Veneza, Florença e Milão atraíram turistas de todo o mundo, enquanto os sicilianos produziam, silenciosamente, o seu vinho, cultivavam amêndoas, pistácios, azeitonas e citrinos e jantavam excelentes mariscos.
A diversificada ilha oferece praias, montanhas, vulcões ativos e até esqui, no inverno. Sítios arqueológicos, catedrais e edifícios bem preservados evidenciam sua história como lar de gregos, romanos, árabes, normandos, espanhóis, entre outros. Acredita-se que os indígenas sicanianos, sobre os quais pouco se sabe, tenham ocupado a ilha já em 8.000 aC, dando o nome à Sicília.
– A comida é simplesmente deliciosa: Frutos do mar frescos e deliciosos são abundantes, com os mais de 600 quilômetros de costa da ilha, e as sardinhas são servidas sozinhas, bem como no saboroso macarrão con le sarde, que também inclui erva-doce, pinhões e passas. Pasta alla Norma apresenta tomate, berinjela e ricota salata (queijo ricota salgado). Bolinhos de arroz frito chamados arancini são lanches populares, e um antepasto favorito é a caponata, uma deliciosa mistura de tomate, alcaparras e berinjela, com muitas variações. Os sicilianos adoram sobremesas e são conhecidos por fazer os melhores cannoli
– Sítios Arqueológicos impressionantes: No sudoeste, o Vale dos Templos de Agrigento inclui o Templo da Concórdia quase intacto, bem como colunas remanescentes de vários outros templos gregos. Na costa sudeste da Sicília, Siracusa – que já foi a principal cidade da Grécia – um enorme anfiteatro construído por volta do século V a.C. ainda é usado para apresentações teatrais.
– Praias luxuosas: Cercada pelos mares Tirreno, Jônico e Mediterrâneo, a Sicília tem quilômetros de costa bela e variada. Um teleférico leva os visitantes do topo do morro às praias de Mazzaro. O mar é límpido e quente e a areia é pedregosa.
– Lindas ilhas: Vários grupos de ilhas ao largo da costa da Sicília oferecem algumas das praias mais espetaculares da região. As Ilhas Pelagie estão localizadas a sudoeste da Sicília, no Mediterrâneo. Lampedusa, a maior destas ilhas, possui praias de areia branca e águas cristalinas perfeitas para nadar e mergulhar com snorkel. As Ilhas Egadi, na costa oeste da Sicília, são acessíveis para passeios de um dia saindo de Trapani. Favignana, a maior das Egadis, abriga hotéis luxuosos, praias e locais de mergulho populares.
Já te temos motivos suficientes?