POR QUE AS LUZES DO AVIÃO DIMINUEM DURANTE A DECOLAGEM E O POUSO?
Na verdade, isso não ocorre em todos os voos – os comissários de bordo só diminuem as luzes se estiver escuro lá fora. “As luzes da cabine diminuem ao anoitecer e quando escurece, para que sua visão possa se ajustar para evacuar a aeronave com mais facilidade”.Quando fazemos a transição de um ambiente claro para um escuro, nossos olhos levam de 20 a 30 minutos para se aclimatarem totalmente, proporcionando-nos uma visão melhor com pouca iluminação. Se você passar por um pouso de emergência e precisar evacuar seu avião, é melhor ter as chances de sair rapidamente – e ter a visão mais nítida possível certamente ajudará nessa situação. Quando seus olhos estão ajustados à escuridão, é mais fácil “ver as luzes do chão que levam às saídas”.
Da mesma forma, se estiver claro lá fora, os comissários de bordo acenderão as luzes da cabine para que você não fique cego ao sair do avião. Esses detalhes aparentemente pequenos têm como objetivo otimizar as condições para uma evacuação potencial. Além de ajustar as luzes da cabine para decolagem e pouso, os comissários de bordo pedirão aos passageiros que fechem as bandejas, guardem as malas e retornem os assentos à posição vertical – tudo para criar caminhos claros para as saídas.
Por razões semelhantes, os comissários de bordo também podem pedir que você abra a persiana da janela. “Levantar a persiana da janela durante a decolagem e o pouso torna mais fácil para os comissários de bordo avaliar quaisquer perigos externos”.
E caso você esteja se perguntando por que há tanto foco na decolagem e no pouso, há uma explicação simples: “Os acidentes de avião geralmente acontecem nessas duas situações”. Portanto, da próxima vez que você estiver em um avião, preste atenção durante a decolagem e o pouso – isso pode salvar sua vida.