ÁGUAS AZUIS CRISTALINAS, MONTANHAS ALTAS E ARCO-ÍRIS INTERMINÁVEIS. O QUE MAIS VOCÊ PRECISA?
Ver um arco-íris, por mais simples que seja, é uma visão espetacular. Embora possa parecer raro, há um lugar onde é possível vê-los quase todos os dias. Esse lugar é o Havaí.
Os arco-íris são alguns dos fenômenos ópticos naturais mais espetaculares do mundo, e o Havaí é abençoado com uma incrível abundância deles. Eles são tão comuns por lá e, ao mesmo tempo, tão impressionantes que aparecem em lendas e cantos havaianos, em placas e em nomes de equipes esportivas do país e empresas locais. O evento é tão presente na cultura havaiana que se reflete até mesmo na linguagem, que possui muitas palavras e frases para descrever a variedade de manifestações no Havaí. Existem palavras para arco-íris aderentes à Terra (uakoko), hastes do arco-íris em pé (kahili), arco-íris pouco visíveis (punakea), arco-íris (a nuenue kau po), entre outros. Na mitologia havaiana, ele é um símbolo de transformação e um caminho entre a Terra e o Céu.
Segundo Businger, professor da Escola Mānoa de Ciência e Tecnologia do Oceano e da Terra, da Universidade do Havaí, as ilhas possuem todos os ingredientes necessários para a criação de arco-íris perfeitos, dia após dia: uma combinação única de ventos alísios, nuvens cúmulos, terreno montanhoso e ar puro, ingredientes que oferecem o clima perfeito para o acontecimento. Com exceção de alguma névoa vulcânica, o Havaí possui uma atmosfera tão limpa por estar muito longe de fontes de poluição. O resultado é um brilho muito forte do sol, que produz arco-íris brilhantes.
Uma cena muito comum é ver visitantes e habitantes locais deixando seus carros ao lado da estrada para fotografarem essas faixas brilhantes de luz e cores.
Para ajudar as pessoas a localizarem o máximo possível de arco-íris, Businger e alguns de seus colegas desenvolveram o aplicativo RainbowChase, que obtém informações meteorológicas nas proximidades a fim de identificar os lugares com condições potenciais de formação de arco-íris.
Além do aplicativo, uma dica para encontrar esses espetáculos naturais é sair à sua procura nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando o sol está a 40 graus do horizonte.
Essa é uma viagem que vale a pena. Além de conhecer um dos lugares mais lindos da Terra, ainda há o prazer de se deparar com essas maravilhas todos os dias. Mais um lugar para lista de “Destinos dos Sonhos”, não é?