fbpx

ATÉ ONDE VALE A PENA PEGAR UM VOO MAIS BARATO POR CAUSA DA CONEXÃO?

É totalmente natural querer chegar ao seu destino de férias o mais rápido possível. Queremos sempre reservar o voo de menor duração para que você possa explorar uma nova cidade, caminhar por uma montanha ou simplesmente sentar em uma praia relaxante o mais rápido possível. Mas nem sempre esses voos estão com um valor acessível. E já que, muitas vezes, temos que optar por escalas, precisamos levar em conta algumas variáveis que podem arruinar as férias.Felizmente, as companhias aéreas e os aeroportos têm algumas regras para tentar garantir conexões tranquilas. Eles tem um tempo mínimo de conexão (MCT), e uma companhia aérea não reservará para você uma escala abaixo desse número.

No entanto, os MCTs podem variar dentro de um aeroporto. Por exemplo, no Aeroporto Schiphol, de Amsterdã (AMS), a escala é de 40 minutos para voos domésticos e 50 minutos para voos internacionais.

Esses tempos podem não ser suficientes, especialmente se você estiver viajando com muita bagagem, tiver filhos, precisar mudar de terminal ou, simplesmente, não quiser correr para o próximo voo.

Então, quanto tempo deve realmente durar uma escala? Isso depende de algumas coisas:

– Seus planos são flexíveis?

Você precisa considerar as consequências que podem advir do risco de uma escala curta. Digamos que você esteja viajando para ir a um casamento, evento de trabalho, formatura ou nascimento de um filho. Você pode não querer reservar um voo de conexão com uma escala curta. Mas, se as apostas forem baixas, pode ir em frente e arriscar o prazo mais curto e ótimos valores.

– Vai precisar passar na imigração?

Se você tiver uma escala internacional, precisará de mais tempo para passar pela imigração, alfândega ou qualquer outra autorização de segurança. Além disso, será necessário passar pela alfândega e imigração em seu primeiro ponto de entrada nos EUA depois de viajar internacionalmente, e isso significa que você precisará pegar sua bagagem despachada e despachá-la novamente, aumentando o tempo de sua escala. As filas de imigração, segurança e bagagem podem ser imprevisíveis. Então, reserve um tempo para isso em sua escala, especialmente se seus planos não forem flexíveis.

– Você acredita que a companhia aérea o acomodará se você perder o voo?

Talvez você deva ler primeiro os termos e condições de emissão de bilhetes e verificar se a companhia aérea tem outras opções de voo, caso você perca o seu. Se houver pelo menos mais 3 voos por dia entre sua origem e seu destino, você terá opções, e perder sua conexão. Porém, se houver apenas um voo por semana, o que às vezes acontece entre aeroportos pequenos ou muito distantes, provavelmente você terá dificuldades.

– Como está a pontualidade da companhia aérea que vai voar?

Serviços como o FlightAware permitem que você veja o histórico do seu voo e com que frequência ele chega no horário. Isso pode ajudá-lo a decidir se uma escala curta vale a pena ou não. O clima e a época do ano também podem afetar muito se seu voo sairá ou chegará no horário.

Para resumir, avalie a flexibilidade de seus planos de viagem, se você precisará passar por segurança extra e se acha que será facilmente remarcado, e boa viagem!