CONHEÇA 5 MOTIVOS PARA VISITAR A ESCÓCIA

A Escócia, como outros lugares do norte europeu, garantem uma viagem por paisagens a verdadeiros cenários cinematográficos. Esse país possui castelos, uísque puro malte, gaita de foles e histórias fascinantes, tudo o que o viajante precisa para ser surpreendido a cada passo.

Clans, kilts e castelos

Um dos ícones escoceses mais famosos são os clans (famílias), conhecidos pelo uso do tartan, tecido xadrez dos kilts. O chefe do clan residia em um castelo como base, e os outros membros da família moravam nos arredores, mas a lenda conta que o passado dos clans é bastante sangrento e a única coisa que os mantinha unidos era defender a identidade da Escócia.

Ainda nos dias de hoje, é possível visitar alguns clans em seus castelos, comprar o kilt da família em suas lojinhas e ouvir os membros contando sobre os grandes feitos de seus ancestrais.

O monstro do lago Ness

Lindas paisagens e lendas curiosas são o destaque de Inverness, a maior cidade das Terras Altas. Ali, há um morador de reconhecimento mundial: o monstro do lago Ness. É uma ótima oportunidade para dar um passeio de barco pelo lago e, quem sabe, encontrar esse famoso símbolo da região.

Edimburgo

A capital é surpreendente. A Cidade Velha, com suas ruas de pedra, conta com vielas e um ambiente medieval. Já a Cidade Nova é puramente clássica e elegante. Esse contraste entre Old Town e New Town colocou Edimburgo na lista de patrimônios da Unesco. Vale a pena ir à Royal Mile, principal rua da cidade histórica, para conhecer as igrejas, as catedrais, as lojas de uísque e os souvenirs. Mas se jardins, museus e comprinhas são a preferência, existe a Princess Street, rua principal da cidade nova.

O scotch whisky

A Escócia conta com mais de 100 destilarias ativas, parte delas concentrada na região de Speyside, onde acontece a famosa rota do uísque de malte. Se ficar difícil escolher, a Scotch Whisky Experience ensina todo o processo de fabricação e reúne as mais diversas marcas escocesas.

Mais de 750 ilhas

Engana-se quem acha que conhecer a Escócia é um passeio rápido. A aventura pode acontecer em mais de 750 ilhas espalhadas pela costa, desde áreas ainda inabitadas até ilhas famosas, como a Ilha de Skye, cantada em músicas folclóricas escocesas, e as ilhas Orkney, um dos sítios arqueológicos mais fascinantes do mundo.Os amantes de uísque podem aproveitar e conhecer as ilhas de Lewis, Harris, Mull, Iona e Barra, com suas próprias destilarias.