CONHEÇA 8 FERIADOS ESTRANHOS QUE EXISTEM DE VERDADE
Quem não ama feriados? Alguns marcos históricos ganharam esse reconhecimento por causa de sua óbvia importância para a sociedade. Mas, ao redor do mundo, existem datas festivas dedicadas aos temas mais variados e estranhos. Por isso, não é exagero dizer que para qualquer coisa que se pensar, existe um feriado para celebrar.
Up Helly Aa
Onde: Shetland, Escócia
“Up Helly Aa” marca o final das festas de fim de ano em Shetland, na Escócia, e é celebrado com muitos festivais de fogo que, honestamente, fazem com que você se sinta mesmo num inferno – daí o fato da palavra inferno (Hell em inglês) se encontrar no nome do feriado. Um honorário “Guizer Jarl” é eleito o líder do festival e ele lidera o principal esquadrão de apoiadores (“Jarl Squad”) por todo o festival, seguido de outros esquadrões menores (os “guizers”). O festival envolve muitas marchas com tochas que, eventualmente, são jogadas numa réplica gigante de uma embarcação Viking que, logicamente, queimará completamente.
Noite dos Rabanetes
ONDE: Oaxaca, México
Um festival anual de escultura em rabanetes é realizado em Oaxaca, México, no dia 23 de dezembro, quando todo mundo faz esculturas de pequenas pessoas em rabanetes para recriar o presépio. Essa tradição começou com os fazendeiros que queriam atrair as pessoas para comprarem seus produtos nos mercados livres, pois era uma maneira de atrair a atenção dos clientes, que comentavam “Uau, aquele vegetal se parece com o menino Jesus, e acho que vou comprá-lo ao invés de um rabanete normal”. Atualmente, isso virou um grande evento em que prêmios em dinheiro são oferecidos a quem fizer a melhor escultura de um personagem bíblico.
Dia de Jogar Feijões
ONDE: Japão
Dia de Jogar Feijões é um feriado no Japão. Todo mundo joga feijões em todos os lugares de suas casas e templos, com o objetivo de espantar os maus espíritos. É comemorado no primeiro dia da primavera.
Dia do Melão
ONDE: Turkmenistão
O Dia do Melão é celebrado no dia 12 de agosto e é em honra aos melões do Turkmenistão. Há uma grande quantidade de festividades, pois, aparentemente, os melhores melões do mundo vêm desse país.
A Batalha das Laranjas
ONDE: Itália
Ocorre num carnaval em que as pessoas se fantasiam, colocam um monte de laranjas dentro da sua roupa e as jogam umas nas outras. Há algumas hipóteses para explicar o início da tradição. Uma diz que o festival foi criado para honrar um evento que ocorreu em 1194, quando os moradores de um vilarejo ficaram muito zangados com um conde italiano maldoso e atiraram pedras nele. Outra explicação é mais capitalista e sugere que a festa foi criada porque a produção de laranjas na Itália é muito grande e é preciso eliminar parte da demanda para manter os preços de mercado altos. Um desperdício de toneladas.
Festival Tinku ou “Bata no seu Vizinho”
ONDE: Bolívia
Neste feriado boliviano, um festival é realizado para que se “desça o cacete” em todo mundo durante todo o dia. O Festival Tinku é realizado na cidade de Macha, todos os anos, em maio, e está baseado na crença religiosa de que para se ter uma boa colheita, deve haver uma oferenda de sangue para a deusa Pachamana, deusa da terra. Muitas pessoas já morreram durante esse festival. Porém, agora se tornou (um pouco) mais policiado. Assim, as brigas são paradas no primeiro sinal de sangue.
Dia do Silêncio
ONDE: Bali, Indonésia
O “Dia do Silencio”, ou “Nyepi Day”, ocorre em meados de março, em Bali, na Indonésia, para celebrar o ano novo. Todo mundo tem que permanecer quieto o dia todo – não é permitido falar nada, não importa o que seja. Também não se pode comer ou trabalhar, ou fazer qualquer coisa que seja. Supostamente, esse é o dia em que as pessoas devem se acomodar e passar 12 horas em auto reflexão. E nem pense em tentar enganar – eles têm policiais patrulhando as ruas para se certificarem de que todos permaneçam super quieto e com muita fome.
Dia Mundial das Privadas
ONDE: No mundo todo
Este é um feriado de verdade, celebrado no dia 19 de novembro. O Dia Mundial das Privadas foi criado pela Associação Mundial de Privadas para homenagear nada menos que elas, as privadas! Brincadeiras à parte, esse dia foi separado para conscientizar as pessoas de como melhorar as condições sanitárias – o que, afinal das contas, é algo produtivo.
Fonte: https://viajarnoblog.wordpress.com/2020/07/22/8-feriados-reais-e-esquisitos-pelo-mundo/
Foto: Designed by lifeforstock / Freepik