CONHEÇA O VERDADEIRO CASTELO DA CINDERELA
Neuschwanstein é o nome do castelo em que Walt Disney se inspirou para criar o Castelo da Cinderela, na Disney. Ele fica na Alemanha e também é encantador. Com suas torres, afrescos e salão do trono, parece ter sido tirado diretamente de seu conto de fadas.
O castelo foi encomendado pelo rei Ludwig II, da Baviera, em 1868, apenas dois anos depois dele perder seus poderes reais. Construído ao lado de um penhasco, o rei, que morreu em 1886, nunca viu a obra concluída, o que aconteceu em 1892.
Semanas após sua morte súbita e misteriosa, o magnífico castelo foi aberto ao público e, rapidamente, se tornou uma das atrações mais visitadas da região. A torre mais alta tem 65 metros, mas a posição do castelo em uma colina confere-lhe uma silhueta imponente.
Antes da pandemia, cerca de 6.000 turistas passavam por suas muralhas todos os dias, e a cidade onde costumam se hospedar é Munique, há pouco mais de 100km do castelo.
Embora Neuschwanstein, coberto de neve, seja o sonho de muitos, pode ser complicado visitar o castelo durante o inverno. Um dos melhores pontos de vista – Marienbrücke, ou Ponte de Maria – é, normalmente, bloqueada e as temperaturas podem cair abaixo de zero.
Os ingressos custam € 13 para adultos e incluem uma visita guiada em um horário especificado. Os ingressos para visitantes menores de 18 anos são gratuitos e também há preços reduzidos de entrada para idosos, estudantes e grupos grandes. As excursões com audioguides disponíveis em 16 idiomas duram, aproximadamente, 35 minutos e incluem paradas na sala do trono de dois andares e no quarto inspirado em Tristão e Isolda, com uma cama de carvalho entalhada coberta com sedas azuis.
Vale muito a pena tentar uma vaga nos hotéis e pousadas aconchegantes nas proximidades de Füssen, uma cidadezinha que saiu dos contos de fada, nas redondezas do castelo.