DE ACORDO COM ESPECIALISTAS, É MUITO IMPORTANTE QUE CRIANÇAS TENHAM EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM. SAIBA O PORQUÊ.
Levar as crianças para viajar é, quase sempre, desafiador. Mas, de acordo com especialistas, vivenciar essa experiência é muito importante para elas e pode impulsionar significativamente o desenvolvimento. Isso porque viajar expande o mundo das crianças, tornando-as mais empáticas em relação às diferenças culturais e ajudando-as a se adaptarem a situações de mudança. Viajar pode até moldar seu desenvolvimento linguístico quando bebês e criar uma geração que sabe como conviver com outras pessoas.
Talvez, no futuro, eles não se lembrem de muitas das aventuras que tiveram. Mesmo assim, esses momentos afetarão seu desenvolvimento. Viajar e educar as crianças sobre seu papel como cidadãos do mundo garante que manterão essa mensagem na idade adulta.
Quando as crianças retornam de viagem, suas experiências realmente mudam seus comportamentos, principalmente na escola. Elas se tornam mais abertas para experimentar coisas novas com mais ousadia com pessoas e cenários que não lhes são familiares.
Conheça algumas dicas sobre como maximizar a experiência do seu filho durante a viagem:- Embora seja ótimo ver as principais atrações de um destino, caminhar por um bairro local pode ser um dos momentos mais impactantes para as crianças. O cérebro de uma criança tende a fazer conexões com base no que lhe é familiar.
- Crie tradições para as férias. Colecione algo que sempre possa procurar durante as viagens, como latinhas de refrigerante ou imãs de geladeira.
- Deixe seus filhos brincarem com outras crianças. Mesmo não falando a mesma língua, a convivência ajudará no desenvolvimento. Elas vão ter que aprender a se comunicar.
- Transforme a viagem em algo agradável. Faça caça ao tesouros, procure coisa que nunca conheceram, peça-lhes que mostrem três coisas que nunca viram antes.
Nunca deixe de preparar os pequenos com antecedência sobre o que está por vir, de acordo com a capacidade de entendimento deles. Explique sobre como terão que se comportar, sobre jet lag, como será o lugar e o que esperar desse destino. A melhor parte é que eles são muito mais adaptáveis do que muitos marmanjos para novas situações!