ITÁLIA VAI LANÇAR TRÊS NOVOS TRENS TURÍSTICOS, EM 2024
Itália vai lançar três novos trens turísticos, em 2024 – incluindo passeios antigos, em trens históricos, e o La Dolce Vita, do Luxe Orient Express.Em 2023, a Itália alcançou a marca de 75 milhões de viajantes estrangeiros – um salto em relação aos 56 milhões do ano passado. Portanto, não é surpresa que a nação europeia esteja olhando para o futuro para indicar aos visitantes opções mais sustentáveis. Em resposta, a operadora ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane (FS) lançará, em 2024, uma nova marca, a FS Treni Turistici Italiani, focada em trens turísticos.
A empresa oferecerá três níveis de serviço: o nível superior serão os trens de luxo, que incluem o Venice Simplon-Orient-Express, um trem Belmond que já opera com itinerários por todo o continente em Florença, Roma, Veneza e Verona. Também como parte das ofertas de luxo estará o altamente aguardado La Dolce Vita do Orient Express, que não funcionava desde 1977.
Em seguida, virão os Espressi (expresso) e os Treni Storici (trens históricos) — com as máquinas mais robustas. Os trens expressos contarão com vagões reformados das décadas de 1980 e 1990, equipados com restaurante, dormitório e áreas de armazenamento para esquis, bicicletas e veículos de mobilidade.
Novas viagens serão introduzidas, tanto diurnas como noturnas, em rotas de médio e longo alcance, entre destinos populares. Isso inclui de Roma a Catanzaro, passando por Metaponto e Reggio Calabria; de Roma ou Milão para Calalzo/Cortina; e de San Candido a Gênova.
Por fim, os serviços regionais vão dinamizar rotas para garantir o acesso a destinos menos visitados e “ricos em história”, incluindo “aldeias e zonas de interesse paisagístico e naturalista, que se distinguem por tradições gastronômicas e vitivinícolas peculiares e pelo agronegócio”.
E você? Já andou de trem pela maravilhosa Itália?