PARA QUEM AMA ARTES E PARIS, A RECONSTRUÇÃO DA CATEDRAL DE NOTRE DAME PODE DURAR ATÉ 20 ANOS
Dois anos após um incêndio chocante, a Catedral de Notre Dame conseguiu fazer pequenas missas durante a Semana Santa. Na quinta-feira Santa, a catedral realizou uma pequena cerimônia que incluiu um ritual de lavagem dos pés. Mas devido às restrições da COVID-19 e ao estado atual da catedral, apenas seis pessoas foram selecionadas para participar da cerimônia.
De qualquer forma, é improvável que Notre Dame realize cerimônias elaboradas para feriados religiosos tão cedo. Após as cerimônias da Sexta-feira Santa, o reitor da Catedral, Patrick Chauvet, disse à Associated Press que ela e sua esplanada podem permanecer em reconstrução por mais 15 ou 20 anos. Apesar do presidente francês, Manoel Macron, na época, dizer que toda a reconstrução seria finalizada em 5 anos, as autoridades rapidamente mudaram esse prazo.
O fogo espalhou poeira de chumbo tóxico por toda a área próxima, o que exigiu uma grande limpeza antes que as obras pudessem começar. A reconstrução do incêndio já foi um processo demorado. Levou mais de um ano para se decidir como seriam os processos; só em novembro de 2020, os andaimes carbonizados foram removidos da estrutura.
As áreas próximas à catedral têm sido lentamente reabertas ao público, conforme o trabalho avança. A praça pública em frente à igreja foi reaberta em junho, e a cripta abaixo de Notre Dame foi reaberta em setembro de 2020.
Notre Dame está operando, atualmente, em sua base litúrgica temporária, na vizinha Igreja de Saint-Germain l’Auxerrois. Enquanto Paris espera a reabertura da catedral, uma capela temporária e menor pode ser aberta em seu terreno.
Você teve oportunidade de conhecer essa maravilha antes desse triste incêndio?