PASSAPORTE DIGITAL DE SAÚDE PODE SER NECESSÁRIO PARA VOOS DAQUI PARA FRENTE
A IATA (International Air Transport Association) anunciou que está na fase final de desenvolvimento de um tipo passaporte digital de saúde, na forma de um aplicativo pode ser a chave para reabrir as fronteiras internacionais com segurança. O documento fornecerá informações sobre os resultados dos testes individuais do usuário, prova de inoculação (quando as vacinas estiverem disponíveis) e um link para uma cópia eletrônica de seu passaporte. Os viajantes poderão usar o aplicativo para garantir que estão cumprindo as regras para entrada na fronteira de seu destino.
O IATA Travel Pass é uma solução para segurança de todos e deve estar disponível nos próximos meses, segundo a empresa. Ele começará com um programa de testes com a IAG SA, empresa controladora da British Airways, ainda em 2020, e deve ser disponibilizado em dispositivos Apple no início de 2021, com suporte para Android alguns meses depois.
Os governos poderão usar o IATA Travel Pass em combinação com outros serviços ou como um programa independente para suas fronteiras. O aplicativo será gratuito para viajantes e governos, com as companhias aéreas pagando uma pequena taxa por passageiro.
IATA não é o único desenvolvedor trabalhando em um passe de viagem digital. O Fórum Econômico Mundial desenvolveu um aplicativo chamado CommonPass, e a empresa de segurança International SOS desenvolveu um serviço semelhante chamado AOKpass.