fbpx

POR QUE OS PAÍSES ESTÃO DANDO VISTO DE NÔMADE DIGITAL?

Barbados, Bermudas, Costa Rica, Estônia, Portugal, Geórgia e, agora, Espanha.

A fim de regularizar e cobrar os devidos impostos de inúmeros imigrantes ilegais, que acabam ganhando renda e não declarando, mais países estão aderindo a esse tipo de visto temporário, que favorece a todos e incentiva mão de obra jovem em países com histórico de perda dessa faixa etária para outros lugares mais sedutores.

O nomadismo digital estava em ascensão mesmo antes da pandemia, enquanto trabalhadores remotos empacotavam seus laptops e pulavam pelo mundo, fazendo seu trabalho de onde quer que encontrassem um bom Wi-Fi. A maioria desses trabalhadores itinerantes simplesmente aproveita ao máximo os vistos de turista em seus destinos escolhidos, mas alguns países estão sendo criativos em sua recuperação econômica ao criarem vistos de longo prazo especificamente voltados para nômades digitais.

Por exemplo, os estrangeiros poderão viver e trabalhar na Espanha por Um período de 6 a 12 meses, sem necessidade de visto de trabalho oficial, desde que obtenham pelo menos 80% de sua renda trabalhando para empresas não espanholas. Até duas extensões seriam permitidas, o que significa que os trabalhadores remotos poderiam permanecer na Espanha por até três anos, sem o direito de residência. Se aprovado, este novo visto será aplicado a estrangeiros de países não pertencentes à União Europeia.

Atualmente, os viajantes do Reino Unido, dos EUA e de vários outros países só podem permanecer na Espanha, bem como em outros países da UE, sem visto, por até 90 dias em qualquer período de 180 dias.
O que você acha dessa nova modalidade de trabalho?