QUEM AÍ TEM MEDO DE TUBARÃO?
Sabia que algumas atitudes que fazemos podem atraí-los ou afastá-los?
Os tubarões são animais inteligentes e curiosos e, provavelmente, tão intimidados pelos humanos quanto os humanos por eles. Portanto, ao se deparar com um desses animais, no oceano, é preciso se impor como um um predador, e não uma presa.
Ter esse “sangue frio” e manter a calma para tomar o controle da situação parece uma tarefa impossível, mas é necessário, assim como ter um conhecimento básico sobre o comportamento do tubarão e um plano de como reagir caso o indesejado encontro aconteça.
Pesquise os padrões locais dos tubarões. Durante certas épocas do ano, algumas espécies de tubarões chegam mais perto da costa para terem seus filhotes nas águas quentes.
Se estiver indo para um longo mergulho e está preocupado com a possibilidade de encontrar um tubarão, pode valer a pena ter consigo o equipamento certo, como máscara e nadadeiras de longas distâncias.
Os tubarões têm visão monocromática, então evite cores como branco, amarelo e/ou neon ao nadar ou mergulhar. Essas cores podem se destacar mais intensamente em um oceano azul.
IMPORTANTE!
Não se preocupe se você tiver um ferimento. Os tubarões não reagem ao sangue humano. Sim, você leu certo. A crença de longa data de que os tubarões – que têm, de fato, um excelente olfato – são atraídos pelo sangue humano é falsa.
Se encontrar um tubarão, faça contato visual. SÉRIO! Mostrando sua consciência e confiança, você se afirma como um predador.
O tubarão usará sua linguagem corporal antes de qualquer confronto físico. Se você notar que ele está deixando cair suas barbatanas peitorais (como quando um gato arqueia as costas) ou mantendo a boca aberta (como quando um cachorro rosna), se afaste lentamente, dê espaço e saia da água.