SONHANDO EM IR À GRECIA?
Conhecida como a ilha mais romântica do mundo, a ilha das águas azuis vibrantes, com vista para casas de pedra caiadas de branco aninhadas acima de praias imaculadas, está constantemente na lista dos lugares mais desejados para se viajar. Mas, como em muitos outros destinos ao redor do mundo, Santorini é mais do que apenas um lugar incrível. A ilha tem muito a oferecer em termos de fatos históricos peculiares, obstáculos geográficos de viagem e atrações imperdíveis que apenas os locais conhecem.
Algumas pessoas pensam que a Atlântida está localizada ao redor de Santorini, e há quem acredite que é possível encontrar as ruínas míticas da enterradas sob o mar ao redor da ilha – e que o agora ponto turístico já foi conhecido como o local lendário que muitos exploradores procuram. As histórias dos dois destinos são estranhamente semelhantes – Santorini foi arruinada por uma série de erupções, há milhares de anos. A Atlântida supostamente afundou nas profundezas do mar depois que seu povo enfureceu os deuses. Não importa onde a crença, todos podem encontrar seu “paraíso perdido” em Santorini.
Fazer check-in em um hotel pode levar horas. A ilha está cheia de escadas – não há construção melhor que resista ao teste do tempo e leve os visitantes aos hotéis com as melhores vistas. Quando normalmente os turistas chegam aos quartos, a primeira frase que vem à cabeça é “quero desmaiar”. Muitos dos hotéis enviam os hóspedes para um centro turístico na base da ilha, que ligará na sua chegada e solicitará que as transportadoras passem e ajudem com suas malas. Dica profissional: leve em consideração algumas horas para chegar ao hotel.
Ainda há efeitos de um tsunami que aconteceu há milhares de anos. Então, ainda dá para ver alguns dos efeitos posteriores do desastre que atingiu a vizinha Creta e que deu origem ao arquipélago que é Santorini. Os cientistas descobriram, recentemente, uma camada de fundo do mar, cerca de 20 metros da superfície da água, que apresenta seixos e rochas com moluscos e outros organismos orientados na mesma direção (provando fortes correntes de água e passando por uma área muito rapidamente).
A ilha inteira é uma rocha vulcânica. Ela existe por causa de um evento gigante chamado Erupção Minóica – uma das maiores erupções vulcânicas da história da Terra. Santorini e suas ilhas vizinhas foram criadas após várias erupções que duraram várias centenas de milhares de anos. O vulcão original entrou em erupção e, lentamente, se encheu de magma e criou um novo vulcão que entrou em erupção – e o processo se repetiu. Esses pedaços remanescentes de paisagem vulcânica agora compõem Santorini e suas ilhas vizinhas.
Os primeiros habitantes da ilha dormiam em ‘casas de caverna’. Para melhor resistir ao clima, os santorinianos criariam casas dentro das paredes vulcânicas da ilha, e ainda há algumas das versões modernas das estruturas tradicionais, mas muito mais luxuosas, que podem receber hóspedes.
E, para terminar! Santorini tem fontes termais ‘secretas’. Bem, elas podem não ser totalmente secretas – afinal, são reconhecíveis por quem estiver nadando nas águas mais quentes da ilha pela mudança de cor – o azul vibrante se transforma em um marrom escuro.
Vamos?