VOCÊ ACREDITA EM FELICIDADE? VEJA A LISTA DOS 10 PAÍSES MAIS FELIZES DO MUNDO
Mas o que faz feliz um país? É acesso a cuidados de saúde de qualidade, alta expectativa de vida, estabilidade financeira, liberdade, conexão social ou uma combinação de tudo? E como você classifica uma qualidade que é quase impossível de quantificar? Esses foram os desafios da pesquisa que levou 9 anos para ser concluída, e essas descobertas destacam os países que não apenas oferecem a seus habitantes uma qualidade de vida feliz e alta, mas que também proporcionaram bem-estar aos seus cidadãos durante a tumultuada era do COVID-19.
1) Finlândia
O país pode ter invernos frios e escuros, mas o estilo de vida do norte, claramente, combina com seus cidadãos que ajudaram a colocar o país no topo do Relatório Mundial da Felicidade. Ele oferece um grande apoio social, expectativa de vida saudável, liberdade, percepções de corrupção e distopia. Seus habitantes têm acesso a água, vasta região selvagem com parques nacionais e resorts de esqui e à icônica região da Lapônia – lar do povo Sami, das renas e das luzes do norte.
2) Islândia
Ele é amado pelos viajantes por sua paisagem dramática repleta de fontes termais, vulcões, gêiseres e impressionantes cachoeiras costeiras. Mas, embora a Islândia tenha sido, nos últimos anos, um destino popular entre os turistas, aqueles que vivem no país desfrutam, o ano todo, de uma qualidade de vida que os colocou em segundo lugar.
3) Dinamarca
Fazendo a ponte entre os países escandinavos da Noruega e Suécia e a Europa continental está esta nação rica em água com inúmeras ilhas, o icônico porto de Nyhavn e a bela capital de Copenhague.
4) Suíça
Rompendo o fluxo de países nórdicos e escandinavos está a Suíça, uma pequena nação que fica entre França, Alemanha, Áustria e Itália. Com um cenário bem no meio de algumas das mais belas montanhas do mundo, a Suíça abriga pitorescas aldeias alpinas, belos lagos, resorts de esqui, trilhas para caminhadas e uma renomada indústria de relógios e chocolates.
Entre outros fatores, o país possui um PIB estável e alto, que oferece segurança financeira a seus habitantes.
5) Holanda
Esta nação europeia é encontrada ao longo da costa noroeste do continente. Uma das favoritas dos turistas, a capital, Amsterdã, é conhecida por seus canais, ruas para ciclistas, museus e a casa onde Anne Frank se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial. Além de atrair um número impressionante de visitantes ano após ano, o país abriga moradores muito felizes.
6) Suécia
Juntando-se às nações escandinavas com uma alta classificação de felicidade está a Suécia, um país rico em ilhas costeiras, montanhas glaciais e vastas florestas e lagos. Embora a população da Suécia seja mais densa na capital, Estocolmo, e nas principais cidades, Gotemburgo e Malmö, o país oferece aos cidadãos acesso a natureza, alta expectativa de vida, forte apoio social e liberdade de vida, entre outras qualidades.
7) Alemanha
O país foi o que mais subiu no relatório de qualidade de vida. Além de proporcionar ao seu povo uma vida feliz, a Alemanha é conhecida por muitas coisas – principalmente por sua capital, Berlim, rica em arte e vida noturna, bem como pela Oktoberfest anual, em Munique.
8) Noruega
A nação costeira que faz fronteira com a Suécia é conhecida como a terra dos vikings, com uma paisagem que inclui fiordes, montanhas e geleiras gigantes.
9) Nova Zelandia
A única nação não europeia que está no ranking impressiona pela beleza das suas 2 principais faixas de terra e outras 700 ilhas menores. O país, ano após ano, permanece na lista de países felizes graças ao seu forte sistema de apoio social e baixos sentimentos de distopia.
10) Áustria
Uma nação sem litoral conhecida por suas belas montanhas, ótimo esqui e a cidade artística e musical de Viena, sua capital. Além de uma bela paisagem, esportes e arte, a Áustria continua bem classificada quando se trata de fatores que a tornam um país feliz, incluindo generosidade, PIB e expectativa de vida.