VOCÊ COSTUMA TER PRISÃO DE VENTRE QUANDO VIAJA? PODE ACREDITAR QUE MAIS DA METADE DA HUMANIDADE TAMBÉM PASSA POR ISSO.
Você separou uma semana off, habilitou sua resposta automática de e-mail avisando que estaria fora do escritório e comemorou a chegada das tão merecidas férias. Agora que está, de fato, em sua viagem, deve estar se sentindo ótimo – mas algo não está muito bem.
Talvez, seja um inchaço, gases ou, até mesmo, uma alguma dor de estômago pela falta de ir ao banheiro.
Mas, afinal, o que está acontecendo? É chamado de constipação nas férias (também conhecido como constipação em viagens) e é bastante comum, mesmo entre aqueles que nunca têm problemas para fazer cocô. E por que isso acontece quando você viaja? Especialistas afirmam que, muitas vezes, a constipação acontece apenas por causa da mudança na rotina e com o estresse extra de viajar.
A prisão de ventre nas férias pode começar enquanto você está em trânsito. Fazer uma longa viagem de carro ou de avião, muitas vezes, significa acesso limitado a banheiros (especialmente os limpos e confortáveis). Mesmo depois que você se acomoda no hotel, ainda não é bem seu lar, não é mesmo? Então, acontece uma certa timidez. Mudanças na dieta também são um fator importante, já que, provavelmente, você está comendo alimentos diferentes dos de casa.
As interrupções do sono – principalmente se você mudou de fuso horário ou acabou em um sofá-cama irregular – também podem afetar sua capacidade de ter uma regularidade nas visitas ao banheiro, já que pesquisas encontraram uma associação entre distúrbios do sono e sintomas intestinais.
Embora a constipação nas férias não seja a pior coisa que pode acontecer nas férias, não é exatamente divertido. Felizmente, existem maneiras de evitar esse inconveniente ou de fazer seu intestino trabalhar novamente:
– Antes de viajar, coloque opções de probióticos na sua rotina.
– Durante a viagem, procure caminhar bastante e beba muita água.
Comece a andança já dentro do avião, se a viagem for longa. Essa prática vai manter o fluxo de sangue em suas pernas e ajudará seu intestino, pois exercícios regulares promovem os movimentos intestinais diários.
Evite beliscar lanches ruins, como batatas fritas e barras de chocolate. Seu cólon ficará mais feliz se você comer alimentos ricos em fibras, como frutas secas e nozes.
Ah! E uma boa colher de chia ajuda muito também, mas não se esqueça de beber muita água.