VOCÊ GOSTA DE VIAJAR SOZINHO?
Veja os principais erros que podem acontecer e como evitá-los!
Por mais assustadora que seja, as viagens individuais podem ser experiências gratificantes e transformadoras. Na verdade, depois de atravessar o mundo sozinho, você sentirá que pode realizar qualquer coisa.
Mas antes de decolar nessa jornada solo, há algumas coisas com as quais você deve ter cuidado.
1 – Escolha uma acomodação segura
Ao planejar férias solo, pode ser tentador tentar economizar alguns dólares em hotéis. Mas estando sozinho, você deve escolher uma propriedade confortável e segura. Certifique-se de que qualquer hotel em que você fizer check-in tenha uma recepção com segurança 24 horas e que o quarto tenha um cofre para guardar todos os seus objetos de valor. Isso não significa que você precisa ficar apenas em hotéis super caros, pois albergues em todo o mundo também vêm com essas vantagens.
2 – Não faça uma mala muito pesada
Leve apenas o que você precisa por alguns dias e planeje exatamente onde você pode lavar a roupa ao longo do caminho.
3 – Planeje corretamente o orçamento
As férias individuais não precisam ser caras, mas mesmo as viagens mais econômicas exigem um pouco de planejamento financeiro. Antes de partir, reserve um tempo para verificar as taxas de câmbio e os menus dos restaurantes em que deseja jantar. Certifique-se de reservar o suficiente para um pequeno fundo de emergência também.
4 – Peça ajuda
Se você é teimoso o suficiente para viajar pelo mundo sozinho, você também pode ser do tipo que se recusa a pedir ajuda de qualquer pessoa.
Antes de embarcar em sua viagem, peça algumas recomendações a amigos e familiares que possam ter visitado os mesmos lugares. Por fim, não se esqueça de verificar sites governamentais, como o Departamento de Estado, para garantir que não haja avisos de viagem ativos para os destinos pretendidos.
5 – Esteja preparado para emergências
Acidentes e imprevistos podem acontecer. Isso pode ser tão pequeno quanto um atraso de voo ou tão grande quanto um osso quebrado ou pior. Antes de sair de férias sozinho, crie um plano de emergência para estar bem preparado. Escreva um itinerário completo e compartilhe-o com algumas pessoas de confiança, adquira um seguro de viagem para garantir que você esteja coberto, não importa o que aconteça, e atualize amigos e familiares regularmente durante sua viagem para que eles saibam de qualquer mudança. E, como parte de seu plano, mantenha esse dinheiro de emergência guardado em algum lugar seguro, caso precise.
6 – Não programe atividades demais para o início ou fim da viagem
Pode ser tentador preencher seus primeiros dias com atividades ininterruptas. No entanto, o primeiro dia de viagem pode ser totalmente exaustivo. Por isso, pode ser prudente reservar um pouco de tempo para se acomodar e relaxar. O mesmo vale para o final de sua viagem.
Não tente colocar tudo de uma vez, pois isso só irá decepcioná-lo. E se perder alguma coisa, tudo bem, pois você pode usar isso como desculpa para voltar ao mesmo destino no futuro.
Lembre-se: NUNCA forneça informações pessoais a quem você não conhece e boa viagem!