VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU O GENUÍNO GELATO ITALIANO?
Para muitos, o gelato italiano é o mais delicioso do mundo. O governo italiano, no entanto, quer acabar com a sua cremosidade. Sim! Você leu direito.
De acordo com o governo da Itália, a fofura excessiva dos seus sorvetes não é uma boa coisa e nem é saudável. Por isso, quer reprimir alguns produtores que podem estar afofando demais seu gelato e usando ingredientes artificiais. Embora o sabor seja maravilhoso, a dúvida é se os clientes estão, na verdade, pagando por mais ar que foi adicionado ao produto, ao invés do próprio produto.
Novos controles vão ser impostos por um projeto de lei, e os fornecedores terão que submeter sua produção ao controle de qualidade. Se o gelato estiver “inflado demais”, o produtor pode até ter que pagar € 10.000 (US $ 15.000) em multas. O gelato “fofo” é considerado de baixa qualidade, pois até 80% do produto final pode ser feito com ar comprimido injetado. Um bom gelato italiano tem, no máximo, 30% de ar.
Mas como julgar o verdadeiro gelato? O sorvete artesanal autêntico é feito batendo a mistura lentamente. Deve conter apenas leite (ou creme, em alguns casos), ovos e ingredientes frescos para dar sabor (como pistache ou morango). Apenas isso.
O projeto de lei proposto impõe proibições aos sabores em pó pré-processados e ao uso de sabores e corantes sintéticos mais baratos. Em outras palavras, se você vir uma gelateria servindo sorvete de framboesa azul neon, saiba que está comendo um gelato fora do padrão.
A nova legislação também determina que o congelamento não deve demorar mais de 72 horas em temperaturas não superiores a zero graus Celsius (32 graus Fahrenheit), informou a Forbes.
Então, quem estiver procurando um verdadeiro gelato, deve ir a lugares que se preocupam com a originalidade e qualidade do produto.