fbpx

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA PORTA DO INFERNO?

Um país muito pouco conhecido, que fica entre o Irã, Afeganistão e Uzbequistão, vem se destacando por um ponto turístico não muito tradicional.

Uma aldeia chamada Darvaza, com apenas 350 habitantes, possui uma cratera que é um campo de gás natural que não para queimar desde 1971, e, por isso, é conhecida como Porta do Inferno.

Ela exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância. Esse fenômeno, causado por perfurações atrás de petróleo, é considerado um dos lugares mais lendários do planeta, e muitos acreditam que lá é a entrada do suposto inferno, tão temeroso.

O Turquemenistão é um país enorme, o segundo maior estado da Ásia Central, depois do Cazaquistão. Sua geografia é caracterizada por montanhas, planaltos, depressões e deserto. O deserto de Karakum é vasto. Ocupa 70% do Turquemenistão. Poucas pessoas chamam essa região remota de lar. Mesmo a vida selvagem é escassa em sua diversidade. Mas Karakum é para onde você precisará viajar se sua intenção é ter um encontro com o diabo.

A Cratera de Darvaza fica a cerca de 260 km ao norte de Ashgabat. A maioria dos hotéis organiza transporte para o local. Ônibus e trens chegam até Darvaza, mas depois é preciso fazer uma caminhada de 7 km até a cratera. Pegar um táxi compartilhado é outra opção.

A cratera é uma atração turística popular. Desde 2009, pelo menos 50 mil turistas visitaram o local. A área circundante também é popular como zona de acampamentos no deserto, com os mais aventureiros montando suas barracas

Em 2010, o então presidente do país tentou fechar o ponto turístico alegando que os gases poderiam fazer mal a quem chegasse perto, mas não foi bem sucedido.

E você? teria coragem de ir até lá?