VOCÊ SABIA QUE O PANAMÁ TEM FLORESTAS TROPICAIS, PRAIAS E VIDA SELVAGEM INCRÍVEIS?
Esse país rico em belezas naturais e, muitas vezes, esquecido está finalmente ganhando espaço.Olhando a cidade do Panamá por cima, você se depara com centenas de arranha-céus reluzentes recortados contra o Pacífico. Conhecida ultimamente por a nova Miami, deparamos com uma dúzia de navios fazendo fila ordenadamente, esperando para entrar na maravilha da engenharia esteticamente mais agradável do mundo: o Canal do Panamá. Ao passarmos por cima do canal, fiquei impressionado com a audácia de sua criação. O canal, concluído em 1914, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, como uma correia transportadora, passando os navios entre os oceanos.
Com quase 13 milhões de hectares da floresta tropical com maior biodiversidade do mundo, rica em onças-pintadas, beija-flores e duas mil espécies de borboletas (veja isto, Costa Rica), além de cerca de 2.900 quilómetros de costa imaculada, este país está preparado para um boom turístico.
Nos últimos anos, no entanto, graças a iniciativas governamentais e aos esforços de promotores centrados na conservação, uma nova classe de resorts luxuosos passou a oferecer uma forma mais confortável de entrar nas atrações insanamente intocadas do país.
Banhadas pelo mar do Caribe, a país oferece prais isoladas com direito a mergulho com snorkel, caiaque e stand-up paddle. Existem muitos locais de mergulho bonitos no Panamá. Não deixe de visitar o Parque Nacional Coiba, uma das maiores áreas marinhas protegidas do Panamá, para ver tartarugas, tubarões-baleia e jubartes, que aparecem duas vezes por ano enquanto migram entre os hemisférios.
Coma bem e não pague muito por isso. Aproveite praias caribenhas com valores menores que muitos lugares do Brasil.
Com voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro, da próxima vez que estiver pensando em lugares novos e com retorno muito agradável, lembre-se do Panamá.