fbpx

VOCÊ TAMBÉM É APAIXONADO PELA ITÁLIA? SERÁ QUE EXISTE MELHORES DATAS PARA VISITÁ-LA?

Quando você pensa em férias na Itália, o que te vem à mente? Talvez você imagine as atrações históricas de Roma ou os vinhedos da Toscana – ou talvez prefira a perfeita Costa Amalfitana ou os icônicos canais venezianos. Não importa que parte da Itália queira visitar, precisará saber a melhor época para fazê-lo. O clima, o tamanho da multidão, o custo e outros fatores podem influenciar sua decisão, mas aqui está um resumo básico das temporadas turísticas italianas.– Alta Temporada: Maio a Setembro
– Temporada intermediária: março a abril e outubro a novembro
– Baixa Temporada: dezembro a fevereiro

O inverno é a melhor época para evitar multidões. Muitos visitantes procuram férias quentes e ensolaradas no Mediterrâneo, e o clima de inverno do país – com temperaturas na casa dos 5 à 10 graus no sul e condições de neve no norte – não é propício a esses planos. A menos que você esteja indo para uma cidade de esqui, nos Alpes, como Cortina D’Ampezzo, uma viagem de inverno à

Itália, provavelmente, significará hotéis e praças vazios com bastante espaço para os cotovelos.

“Bom tempo” na Itália é outro conceito que evoluiu, nos últimos anos. Certamente, os viajantes em busca de sol ainda encontrarão muito para desfrutar nos verões quentes e, praticamente, sem chuva da Itália, mas as temperaturas elevadas podem tornar julho e agosto desconfortáveis em algumas regiões. As temperaturas acima dos 38⁰C são cada vez mais frequentes nas cidades do sul, como Roma e Nápoles, pelo que os viajantes sensíveis ao calor podem querer evitar o pico do verão nestas áreas.

Para céus ensolarados e praias amenas sem índices de calor altíssimos, as melhores épocas para visitar a Itália são o final da primavera e o início do outono. Meses como maio e setembro oferecem temperaturas bem agradáveis.

O problema do final da primavera e do verão, porém, é que todos têm a mesma ideia (inclusive os italianos com segundas residências à beira-mar). Os preços do aluguel de guarda-sóis e cadeiras de praia são exorbitantes, e as praias podem ficar lotadas e barulhentas. Em vez disso, procure vilarejos menores, perto do mar, como Terlizzi, na Apúlia, onde a água permanece quente até o final de outubro e as praias próximas são tranquilas.

Já o início da primavera e o início do outono podem ser momentos ideais para visitar a Itália, se você deseja explorar regiões vinícolas, como a Toscana. A colheita da uva ocorre todo mês de setembro e outubro (as datas exatas variam de ano para ano). Então, este pode ser um momento divertido para os amantes do vinho.

Se você sonha em ver as deslumbrantes Dolomitas no nordeste da Itália, temos boas notícias. Vale a pena visitar o destino o ano todo, dependendo dos seus interesses. Vá para as pistas de esqui no inverno ou passe os dias de primavera e verão caminhando e apreciando a vista da montanha.