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VOCÊ TEM MEDO DE TURBULÊNCIA?

Voar é uma das formas mais seguras de transporte, mas, quando ocorre uma turbulência, pode não parecer. Qual é o limite?

Os aviões viajam no fluxo do vento. Na maioria das vezes, é suave, tornando o voo fácil. Mas, às vezes, o ar mando fica agitado – pense nas ondas do oceano -, fazendo com que o avião suba, caia e balance, enquanto atravessa o céu.

Esses chamados “redemoinhos de ar agitado” são causados por três categorias principais de interferência: 1) térmica, onde o ar quente sobe através do ar mais frio; 2) mecânico, onde uma montanha ou estrutura artificial altera o fluxo de ar; 3) cisalhamento, que ocorre ao longo da borda entre dois bolsões de ar em movimento inverso – como se um piloto cruzasse a corrente de jato para aproveitar um vento de cauda.

Embora a turbulência possa parecer assustadora, os aviões são projetados para suportar grandes quantidades dela. Um avião não pode ser virado de cabeça para baixo, jogado em parafuso ou arremessado do céu, mesmo pela mais poderosa rajada ou bolsão de ar.

As condições podem ser irritantes e desconfortáveis, mas o avião não vai cair.

Os aviões modernos são construídos para resistir a tudo, de colisões com pássaros a relâmpagos, calor e frio extremos e fortes rajadas de vento.

Além disso, os pilotos de avião, geralmente, sabem quando a turbulência está chegando graças aos boletins meteorológicos e a um jogo de telefone jogado a 30.000 pés. Quando os pilotos atingem o ar agitado, eles alertam o controle de tráfego aéreo, bem como os pilotos que guiam outros aviões na mesma rota de voo. Os pilotos ou o suporte de solo, geralmente, podem identificar o ar turbulento no radar ou observar alguns padrões climáticos reveladores com tempo suficiente para preparar a si mesmos e a seus passageiros. Esse alerta permite que eles reduzam a velocidade do avião para a “velocidade de penetração da turbulência”.

Porém, existe um tipo de turbulência que ninguém pode prever: a turbulência do ar claro, que, aparentemente, surge do nada em céu claro. Esse tipo de turbulência pode ser o mais perigoso, pois seu início súbito não dá tempo para a tripulação avisar os passageiros para voltarem aos seus assentos e colocarem o cinto de segurança.

Portanto, saiba que as poucas pessoas que se feriram por turbulência, a cada ano, nos EUA, geralmente, ficaram assim porque não estavam usando cinto de segurança quando a luz de aviso acendeu. Então, émelhor obedecê-la. Esse é o piloto e a tripulação tentando mantê-lo seguro em caso de turbulência em ar claro, que causa a maioria das lesões relacionadas a turbulências.

Só para você saber, os pilotos sempre usam cintos de segurança.

julho 10, 2023 Dicas
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