VOCÊ TEM MEDO DE VOAR DE AVIÃO?
Quando o assunto é medo de voar, quem nunca ouviu algo como “é mais fácil morrer em um acidente de carro do que de avião”? Mas, normalmente, isso não ajuda a tranquilizar (muito menos, superar) a fobia de voar.
Esse medo precisa ser tratado com informações úteis que desconstruam um mito criado ao longo da vida.
1. Desmistifique a turbulência
Turbulência nada mais é do que correntes instáveis de vento que fazem o avião balançar. Nada diferente de dirigir em uma estrada esburacada ou navegar em um mar agitado. Não há necessidade de se preocupar, pois os aviões são projetados, especificamente, para lidarem com a turbulência, minimizando-a. Além disso, atualmente, a tecnologia é usada para prever áreas de turbulência para que os pilotos possam evitá-las e, assim, garantir uma viagem o mais suave possível.
2. Aprenda sobre os recursos de segurança
O avião é complexo. Ele faz ruídos estranhos e proporciona sensações únicas. Procure saber como ele é projetado, como é a preparação para emergências e todo equipamento que está instalado para evitar qualquer preocupação. Isso é muito importante para a sua tranquilidade.
3. Veja o histórico de acidentes de avião
Pode parecer contraditório, mas ter conhecimento de incidentes de aviação anteriores pode ajudar a se sentir mais à vontade em um voo.
O que também ajuda é assistir a vídeos de todos os testes que o avião passa antes de ser aprovado e liberado para voar – desde testes de estresse que mostram o quanto as asas podem se dobrar até testes de voo extremos que ultrapassam os limites de uma aeronave.
4. Fale com os comissários de bordo
Os comissários de bordo estão sempre disponíveis. Eles são treinados para lidar com desmaios, falta de ar e mais uma lista de incidentes de saúde que podem ocorrer durante o voo.
5. Escolha um assento que evite piorar a situação
Se você tem medo de altura, fique longe das janelas – a não ser que você seja do tipo que precisa saber o que está acontecendo lá fora, o tempo todo. Os assentos do corredor podem ser úteis para quem que se sente claustrofóbico ou inquieto e precisa se mover – passar para a classe executiva ou primeira classe também pode ser útil.
6. Encontre uma distração que, realmente, funcione para você
Algumas pessoas podem se perder em um bom filme ou podcast, o que pode distraí-las do fato de estarem a milhares de metros acima do chão, mas não é tão simples para todos. Então, descubra o que te faz se desconectar do mundo e veja se te ajuda na hora de voar.
Fazer terapia e participar de grupos também ajuda muito, mas não deixe que o medo ganhe força e te impeça de realizar sonhos!