VOCÊ TEM VONTADE DE CONHECER A AUSTRÁLIA?
Deslumbrantes praias douradas e fumegantes florestas tropicais; rica herança aborígene, ilhas do estreito de Torres e vida selvagem única. A Austrália tem férias memoráveis reservadas para todos os tipos de visitantes. Conhecer um país tão grande que chega a ter três fusos horários diferentes e oito zonas climáticas distintas requer certo grau de planejamento.
Cada mês representa uma oportunidade de experimentar o melhor de uma determinada região da Austrália. Para conhecer praias for o seu alvo, planeje-se para os meses mais quentes, de setembro a abril, em New South Wales e sudeste de Queensland, e de novembro a março, nos estados do sul, incluindo o sul da Austrália Ocidental. O verão também é a estação dos incêndios florestais. Portanto, fique atento aos alertas locais durante a sua visita.
Enquanto os estados do sul tendem a experimentar quatro estações, o norte da Austrália (abrangendo as áreas superiores da Austrália Ocidental, o Território do Norte e Queensland) tem apenas duas: úmida (outubro a maio) e seca (junho a setembro).
Com o acesso rodoviário frequentemente comprometido durante a estação chuvosa, o período de seca, geralmente, é a melhor época para visitar a região, especialmente em uma viagem rodoviária.
A estação chuvosa também corresponde a estações de ciclones e ferrões marinhos. No entanto, a Grande Barreira de Corais e o turismo na floresta tropical, na região de Cairns, operam o ano todo, se o clima permitir.
Se você quer uma aventura no outback australiano, os meses mais frios, de maio a agosto, são os mais confortáveis. Para aventuras ao ar livre na ilha-estado da Tasmânia, que tem um clima mais frio do que no continente, os meses mais quentes, de outubro a março, são ideais.
E se seu objetivo é esquiar, os campos de neve de New South Wales e Victoria ficam abertos de junho até o início de setembro.
As caminhadas nas exuberantes florestas tropicais de Gondwana, em Queensland e Nova Gales do Sul, costumam ser mais confortáveis nos meses mais secos de inverno (de junho a outubro), enquanto a melhor época para passear pela famosa trilha de Cabo a Cabo da Austrália Ocidental é na primavera (ou seja, setembro e outubro, quando as flores silvestres florescem) e outono (março a maio).
Uma das melhores coisas de visitar as costas leste e oeste da Austrália, entre maio e novembro, é a oportunidade de avistar baleias migratórias, que sobem e descem cada costa durante esses meses. A melhor época para reservar um passeio de observação de baleias costuma ser agosto e setembro, quando as jubartes tendem a ser mais ativas. Se você sempre quis ver uma orca caçando, tente estar na Baía de Bremer, na Austrália Ocidental, entre janeiro e abril.
Motivos para conhecer esse país incrível não faltam. Mas como fica muito longe de nós, brasileiros, e isso deixa tudo mais caro, será que existe uma época mais em conta para visitar?
Voar para a Austrália, geralmente, é um dos maiores obstáculos do custo. Mas se você estiver disposto a fazer uma escala em Frankfurt ou algum lugar da China, contará com valores melhores.
As férias nas cidades do sul costumam ser mais baratas no inverno, quando ainda há muito para ver – notavelmente, a Vivid Sydney, durante a qual edifícios icônicos são iluminados por incríveis instalações de luz por várias semanas.
Para voar dentro do país, use a Jetstar (companhia aérea de baixo custo da Qantas) e a Virgin Australia, que costumam ter ótimas promoções.